quinta-feira, 24 de junho de 2010

Lista de exercícios 2º ano

Leia o texto abaixo para responder às questões 01.

Quem deseja? Fulano. Fulano de onde?
Quem deseja? Quem gostaria? Quem deseja, deseja alguma coisa, e quem gostaria, gostaria de alguma coisa, mas a pressa, ou a preguiça, ou a economia no gastos das palavras, de ou a suposição de que , enunciada a frase pela metade, já se pode dá-la por entendida, faz cm que quem atende ao telefone pouco esteja se importando em transformar em intransitivos, como se fossem sólidos como carvalho, e auto-suficientes como camelo no deserto, esses verbos na verdade frágeis, carentes do amparo do amparo de um complemento, que são os transitivos. Não se diz mais hoje: “Quem deseja falar com ela?”, ou “Quem deseja?”, “Quem gostaria?”
Ficam, o gosto e o desejo, a pairar no ar. Como um desejo, assim sozinho, sem que se explique desejo de quê.
(Roberto Pompeu de Toledo, Veja, 2.9.98)

Questão 01

Com base na leitura do texto, julgue os itens seguintes:
a) ( ) O trecho que vai de “mas” até “entendida”expõe as possíveis explicações para o uso intransitivo das formas verbais empregadas nas duas primeiras perguntas que iniciam o texto.
b) ( ) O trecho “sólidos como carvalho, e auto-suficientes como camelo no deserto” refere-se a características de verbos transitivos.
c) ( ) Um mesmo verbo pode apresentar transitividades diferentes, de acordo com o contexto e as intenções comunicativas do emissor.
d) ( ) No texto, “o gosto” e o “desejo” representam nominalizações de formas verbais.
e) ( ) Não só os verbos, mas também os nomes podem ter caráter transitivo ou intransitivo.
f) ( ) Os termos “com ela” e “com ele” são exemplos de complemento sintático.
g) ( ) Os termos “quem”, em “Quem deseja? Quem gostaria?, e “quem” têm o mesmo referente semântico.
h) ( ) Em, “Quem deseja? Quem gostaria?”, apesar de usadas em tempos verbais distintos, as formas verbais equivalem-se sematicamente no aspecto temporal.
i) ( ) Em “sem que se explicite desejo de quê” aludi-se à transitividade.

Questão 02
Julgue os itens.

a) ( ) Em “obter-se”, no texto abaixo, o sujeito indeterminado expresso pelo pronome indefinido “se” refere-se à idéia de humanidade em geral:
Graças a essa especialização e priorização, foi possível obter-se o elevado nível do potencial de liberdade que o final do século XX oferece à humanidade. (Cristóvam Buarque)
b) ( ) No texto abaixo, “se forme”, “se rompa” e “se insira” representam, todas, estruturas verbais na voz passiva pronominal:
Para que o homem se forme, é necessário que o imediatismo se rompa: que o trabalho se insira entre a necessidade e a satisfação. Apenas com o trabalho é que surge no homem algo de universal. (A linguagem como trabalho e como Mercado)
c) ( ) É partícula apassivadora em “Agora já nem basta falar em indivíduo: o que tem início com a proposta do projeto burguês é essa aventura inédita do individualismo, por meio da qual arranca-se um homem novo de suas raízes históricas”.
d) ( ) É índice de indeterminação do sujeito em “O tributo ao passado, quando presente, insere-se agora em coordenadas surpreendentemente revolucionárias”.
e) ( ) “Velozes”, no texto abaixo, funciona sintaticamente como predicativo:
Tenho medo de mim, de ti, de tudo,
Da luz, da sombra, do silêncio ou vozes,
Das folhas secas, do chorar das fontes,
Das horas longas a correr velozes.
f) ( ) “Angustiado” e “resoluto”, nos textos abaixo, têm ambos a função sintática de , predicativo do sujeito:
Angustiado, Chico Bento apalpava os bolsos...
O vaqueiro saiu com a rede, resoluto...
g) ( ) No texto abaixo, “idosas” funciona sintaticamente como aposto:
As filhas deram carreirinhas ao som da música, as mães, já idosas, receberam cumprimentos por amor daquelas ...
h) ( ) No texto abaixo, o pronome “te”, em “chega-te” refere-se a “Peregrino do Acaso”, vocativo dirigido ao interlocutor:
Meu vinho é puro e toca os bordos do meu vaso:
Antes que o beba o chão, Peregrino do Acaso, chega-te, e vem matar no bocal generoso a eterna sede do teu cântaro poroso!:
Enche-o e parte! Depois, olha atrás e recorda!
i) ( ) No texto abaixo, o termo “maravilhoso” tem função sintática de adjunto adverbial de modo:
Sempre fui mais sensível ao desenho do quem à pintura. Lembro-me ainda de certos momentos da minha meninice em que quedava maravilhado diante de certos desenho dos grandes mestres do Renascimento...
j) ( ) Em “Eu estava contigo”, ocorre verbo de ligação no predicado nominal.


Questão 03
Das seguintes orações: - “Pede-se silêncio”, - “A caverna anoitecia aos poucos.” – “Fazia um calor tremendo naquela tarde”, o sujeito se classifica respectivamente como:
a) Indeterminado, inexistente, simples.
b) Oculto, simples, inexistente.
c) Inexistente, inexistente, inexistente.
d) Oculto, inexistente, simples.
e) Simples, simples, inexistente.

Questão 04
Assinale o item em que a função não corresponde ao termo destacado.
a) Comer demais é prejudicial à saúde. – complemento nominal.
b) Jamais me esquecerei de ti. – objeto indireto
c) A vida da cidade é muito agitada. – complemento nominal
d) Ele foi cercado de amigos sinceros. – agente da passiva.
e) Não tens interesse pelos estudos. – complemento nominal

Questão 05
Observe as orações seguintes:
1) Dizem por aí tantas coisas...
2) Nesta faculdade acolhem muito bem os alunos.
3) Obedece-se aos mestres.
O sujeito está indeterminado
a) Somente na 1
b) Na 2 somente
c) Na 3 somente
d) Em duas delas somentes
e) Nas três orações.

Questão 6
Na oração “Mas uma diferença houve”, o sujeito é:
a) Agente
b) Indeterminado
c) Paciente
d) Inexistente
e) Oculto

Questão 07
Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação.
a) A criança estava com fome.
b) Pedro parece adoentado.
c) Ele tem andado confuso.
d) Ficou em casa o dia todo.
e) A jovem continua sonhadora.
Questão 08
Em: Chamou-se um eletricista para a instalação dos fios? O termo destacado é:.
a) Objeto direto.
b) Sujeito.
c) Predicativo do sujeito.
d) Objeto indireto.
e) Agente da passiva.
Questão 09
Dê a função sintática do termo destacado em: “Amanhã, sábado, não sairei de casa”.
a) Objeto direto
b) Objeto indireto
c) Agente da passiva
d) Complemento nominal
e) Aposto

Questão 10
Dê a função sintática do termo destacado em: “Voltaremos pela Via Anhanguera”.
a) Sujeito
b) Objeto direto
c) Agente da passiva
d) Adjunto adverbial
e) Aposto

Questão 11
“Ninguém parecia disposto ao trabalho naquela manhã de segunda-feira”. O termo destacado exerce a função sintática de:
a) Predicativo
b) Complemento nominal
c) Objeto indireto
d) Adjunto adverbial
e) Adjunto adnominal.

Questão 12
Em: Cuspi no chão com um nojo desgraçado daquele sangue..., o verbo cuspi é
a) Intransitivo
b) Transitivo direto
c) Transitivo indireto
d) Transitivo direto e indireto
e) Verbo de ligação

2 comentários:

  1. Obs: Atenção 2ºano
    Questão 04 termos destacados:à saúde,de ti,da cidade,de amigos sinceros e pelos estudos.
    Questão 07 termos destacados:estava,parece,tem andado,Ficou e continua.
    Questão 08 termos destacados:um eletricista.
    Questão 09 termos destacados:sábado

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