quinta-feira, 24 de junho de 2010

1º ano Lista de exercícios

Lista de exercícios

1- Leia este texto e responda às questões de 1 a 3:

Luz do Sol
Luz do Sol,
Que a folha traga e traduz
Em verde novo em folha,
Em graça, em vida, em força, em luz...

Céu azul
E vem até onde os pés
Tocam na terra
E a terra inspira e exala seus azuis...
Caetano Veloso

1- Considere a palavra terra (verso 8).
a) A partir dela , forme , por derivação, os verbos que indicam:
I- Colocar dentro/ debaixo da terra;
II- Encher / completar com terra.
b) Os verbos que você citou seguem o mesmo processo de formação? Justifique.
c) Que verbo significa “tirar de dentro da terra” e qual o seu processo de formação?
2- Exala (verso 8) é uma forma do verbo exalar.
a) O prefixo ex-, presente nesse verbo, aparece também em muitas outras palavras da língua: exportar, expelir, expulsar etc. Que sentido tem esse prefixo em todas essas palavras?
b) Baseando-se na resposta do item a, dê o significado de exalar.
c) Troque o prefixo ex- por outro, de sentido contrário, de modo a formar um verbo antônimo de exalar.
d) Que sentido tem o prefixo que você empregou no verbo que serve de resposta ao item c?
3- Considere a palavra infinita.
a) Eliminando seu prefixo, temos a palavra que lhe deu origem. Indique-a.
b) Que palavra deu origem à que serve de resposta ao item a?
c) Em infinita ocorre o mesmo prefixo que no verbo que serve de resposta ao item c do exercício anterior? Justifique.
d) Nessa palavra ocorre o mesmo processo de formação que em “destemido”? Justifique.

4- Em Luz do Sol, Caetano Veloso faz uso de um recurso expressivo que consiste em mudar uma palavra de uma classe para outra. Veja:
“céu azul” – azul é um adjetivo ( característica do céu)
“a terra inspira e exala seus azuis” – azuis é um substantivo ( nome da cor)
a) Como se denomina esse tipo de derivação?
b) Identifique, entre os versos 1 e 4, outro exemplo desse processo. Justifique

5- Considere estas duas palavras: desarmado e desalmado.
a) Ambas apresentam, em , sua estrutura, os mesmos tipos de morfema. Identifique-o.
b) Essas palavras seguem o mesmo processo de formação ? Justifique.

6- Indique o processo de formação das seguintes palavras do texto:
a) Mula-sem-cabeça
b) Miudeza
c) Encruzilhada
d) Pontaria
e) Onça-pintada
f) Lobisomem
7- As palavras pessoal e pessoalmente formaram-se pelo mesmo processo ? Justifique.
8- Considere estas duas expressões:
I- Mesa redonda;
II- Mesa-redonda.
a) Crie uma frase empregando a expressão I e uma empregando a expressão II.
b) Qual das duas expressões é um caso de composição por justaposição?

9- Leia estes trechos de texto:
Em cima do meu telhado
Pirulim luln lulin
Um anjo, todo molhado,
Soluça no seu flautim.
Mário Quintana.

Sino de Belém, como soa bem!
Sino de Belém bate bem-bem-bem.
Manuel Bandeira

a) Os dois poetas utilizam, como recurso expressivo, palavras formadas pelo mesmo processo . Identifique-as e indique de que processo se trata.
b) Em qual dos dois casos o poeta aproveita uma palavra com significado próprio para criar o efeito expressivo? Justifique.

10- Por volta de 1980 – 1990, o dirigente esportivo Vicente Matheus foi várias vezes presidente do Corinthians. Matheus entrou para o folclore do futebol, entre outros motivos, porque às vezes empregava frases desprovidas de sentido lógico.
Naquela época, fazia parte do time o jogador Sócrates, ídolo da torcida corintiana. Certa ocasião, perguntaram a Vicente Matheus se o clube pretendia negociar o passe do jogador, e o presidente teria respondido:

“ O Sócrates é um jogador invendávele imprestável”.

a) O que Vicente pretendeu dizer?
b) O que ele realmente disse?
c) Que palavra ele deveria ter usado para dizer o que pretendia?
11- Aponte a alternativa referente ao processo de formação das palavras destacadas nos versos:
“Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar...” (Chico Buarque)

a) Composição
b) Derivação
c) Aglutinação
d) Justaposição
e) Hibridismo

12- A palavra desrespeito é formada por prefixação. Em qual das alternativas todas as palavras são formadas pelo mesmo processo?
a) Desenvolvido – lindamente - desrespeitoso
b) Enriquecer – ferramenta – clarear
c) Cremoso – insensatez – amabilidade
d) Engavetar – despetalar – cidadania
e) Imoral – desleal – repor

13- Queria que todos fossem embora, que cessasse o vaivém pelo corredor, e que ele, infeliz, permanecesse sozinho, com seus ataques de neurastemia.
Assinale a alternativa em que o processo de formação da palavra está incorretamente indicado.
a) Corredor – derivação por sufixação
b) Vaivém – composição por justaposição
c) Embora – derivação parassintética
d) Infeliz – derivação por prefixação
e) Ataques – formação regressiva
14- Assinale a alternativa cuja palavra apresenta o mesmo processo de formação de entristeceu.
a) Expulsara
b) Xiquexiques
c) Desentendido
d) Anoitecer
e) Errante
15- Considere as palavras em destaque:
I- A imprevisibilidade das conseqüências dos inúmeros conflitos étnicos da atualidade gera uma grande onda de insegurança mundial.
II- A incorruptibilidade dos políticos brasileiros está cada vez mais rara.
III- Os modernos recursos tecnológicos eram inimagináveis há décadas.
IV- A exploração irresponsável da floresta amazônica tem causado danos incomensuráveis ao meio ambiente.

Quanto à formação dessas palavras, afirma-se que:
a) Apenas I está correta.
b) Todas estão corretas.
c) Todas estão incorretas.
d) Apenas III está correta.
e) Apenas II está correta.

16- Em cada alternativa, as palavras exemplificam um mesmo processo de formação de palavras, exceto:
a) Boquiaberta – passatempo
b) Deslembrado – inventivo
c) Imobilidade – impalpável
d) Ensandeceste – encolerizasse
e) Engenhosa – nobreza.

4 comentários: