terça-feira, 22 de junho de 2010

1º lista de gramática para o 3º ano 2º bimestre

1ª Lista de Gramática

Olá 3º ano, essa lista revisará estrutura sintática e colocação pronominal.
Lembre-se: Usa-se próclise em: palavras negativas, advérbios, pronomes relativos e indefinidos, conjunções subordinativas, em orações iniciadas por palavra interrogativa ou exclamativa.
Usos de mesóclise: só ocorre com verbo no futuro ( do presente e do pretérito) e é obrigatória quando o verbo no futuro inicia a oração
Usa-se ênclise quando o verbo inicia a oração.
Obs: Pronomes oblíquos nas locuções verbais (v. auxiliar +v. principal) O pronome oblíquo pode, como regra geral, posicionar-se antes, no meio ou depois dos verbos que formam uma locução verbal. ( Ela se vai magoar. / Ela vai se magoar/ Ela vai magoar-se. Após particípio não se coloca pronome oblíquo.

Beijos!!!
Curtem a Gincana, mas não se esqueçam de estudar.


Texto I

Soneto de quarta-feira de cinzas

Por seres quem me foste, grave e pura
Em tão doce surpresa conquistada
Por seres uma branca criatura
De uma brancura de manhã raiada

Por seres de uma rara formosura
Malgrado a vida dura e atormentada
Por seres mais que a simples aventura
E menos que a constante namorada Porque te vi nascer de mim sozinha
Como a noturna flor desabrochada
A uma fala de amor, talvez perjura

Por não te possuir, tendo-te minha
Por só quereres tudo, e eu dar-te nada
Hei de lembrar-te sempre com ternura.


MORAES, Vinicius de. Texto extraído do site , em 25/05/2010.

Malgrado: Apesar de; não obstante.
Perjurar: Jurar falso; quebrar o juramento, faltar à promessa; atraiçoar.

QUESTÃO 01
a) Um dos elementos que compõem o texto é a repetição de estrutura sintática. Que estrutura é essa? Que relação de sentido essa repetição estabelece no texto? Que importância essa repetição tem para o texto?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Na terceira estrofe, a conjunção como tem valor comparativo. Explicite o termo comparante e o termo comparado.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUESTÃO 02
Considerando as relações gramaticais e semânticas do texto acima, julgue os itens abaixo:
1. ( ) No primeiro verso do poema, tem-se um caso de próclise obrigatória, justificada pela presença do pronome relativo quem.
2. ( ) No primeiro verso da terceira estrofe, o pronome te poderia ser colocado também na posição enclítica, tanto depois da forma verbal vi como depois do verbo nascer, uma vez que se trata e de locução verbal, composta pelo verbo auxiliar ver acompanhado do verbo principal nascer, flexionado na forma infinitivo.
3. ( ) Em Por não te possuir, tendo-te minha, primeiro verso da última estrofe, poder-se-ia modificar a posição tanto do primeiro quanto do segundo te,colocando o primeiro na forma enclítica e o segundo na forma proclítica, sem incorrer-se em transgressão à norma culta.
4. ( ) O pronome te , tanto no segundo quanto no terceiro verso da última estrofe, pode ficar tanto antes quanto depois do verbo que complementa, sem alteração semântica e/ou sintática.

Texto II

No topo

Diga onde seu nome está escrito e eu lhe direi quem és

Num programa a que assisti outro dia na tevê, um humorista apresentou um método bem curioso para sabermos se somos ricos, pobres ou de classe média. "Se, no trabalho, seu nome está escrito em sua blusa, você é pobre; se está escrito na sua mesa, você é de classe média; e se seu nome estiver escrito, em letras enormes, na fachada do prédio em que você trabalha, então você é rico." Faz sentido. Eu só acrescentaria algo mais à terceira definição: se seu nome estiver, em letras garrafais, na fachada do prédio, você pode ser tanto rico quanto pichador.
De uma certa maneira, todos nós queremos ver nossos nomes escritos por aí. Quanta gente não daria tudo para aparecer na televisão, participar do Big Brother ou ser capa da Capricho? Ser famoso é mais que um sonho: é uma exigência da nossa época. Cada um faz o que pode para sobressair: uns são bons no futebol, outros na matemática, fulano é engraçado e sicrana é lindíssima. Mas se a vida, por um lado, nos apresenta uma infinidade de caminhos que podemos seguir, também nos bate muito a porta na cara. Às vezes as circunstâncias são muito mais fortes do que nossos planos. Por exemplo: se você fosse mais velha, tivesse três filhos para criar, estivesse desempregada e surgisse uma oportunidade de emprego numa fábrica de parafusos, dificilmente diria "não, obrigada, mas fazer parafusos não é a minha ambição na vida, eu quero é ser veterinária e trabalhar com periquitos". Para o pessoal que tem o nome escrito na roupa, o mundo não é esse sonho de liberdade e múltipla escolha que às vezes acreditamos ser.
Essa é uma contradição muito grande do mundo em que a gente vive. De um lado ouvimos por todo canto: faça o que você quiser! Ouse, vença, escolha seu próprio caminho! Seja original! Destaque-se! De outro, no entanto, estão todas as limitações da vida: quem tem 1,50 m jamais será o rei do basquete, quem nasceu em uma favela dificilmente de uma multinacional, e se você é mais gorda do que a maioria das meninas, desculpe informar, mas não acho que modelo seja a profissão em que terá mais sucesso.
A pichação é conseqüência dessa contradição. Quando o garoto começa a perceber que seu futuro está muito mais para a fábrica de parafusos do que para jogador da seleção brasileira, que o único lugar em que as pessoas lerão seu nome será na etiqueta de seu macacão, resolve fazer à fama por suas próprias mãos: pega um spray de tinta e escreve seu nome no alto dos prédios. Os pichadores competem para ver quem chega mais alto, quem escreve o nome no lugar difícil.
Mas não é só entre si que eles competem. Também disputam espaço nos outdoors, com propagandas de uísque, cigarro e roupas, com bandas de música pop. A maioria diz: Ouse! Seja original! Apareça!
De uma certa forma, é mais ou menos isso que o pichador está fazendo: conquistando seus 15 palmos de fama das grandes cidades. Ele nunca chegará ao topo da sociedade, seu nome, sim.

5.
Texto publicado no site em 24/05/2010.

QUESTÃO 03

a) Relacione o conteúdo ao título e subtítulo do texto.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Releia este trecho.

"Se, no trabalho, seu nome está escrito em sua blusa, você é pobre; se está escrito na sua mesa, você é de classe média; e se seu nome estiver escrito, em letras enormes, na fachada do prédio em que você trabalha, então você é rico."

b) Que sentido as palavras se e então dão ao trecho? Qual a importância desse trecho e da ideia expressa por essas palavras para a construção do sentido do texto?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Segundo o texto, o mundo é repleto de contradições. De que forma a “pichação é uma consequência dessa contradição”? Como essa contradição se relaciona ao uso do imperativo nas frases “faça o que você quiser! Ouse, vença, escolha seu próprio caminho! Seja original! Destaque-se!”?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 04
Samba do Arnesto

O Arnesto nos convidou
Prum samba, ele mora no Brás
Nós fumo e num encontremo
ninguém
Nós fiquemo com uma baita duma
reiva
Da outra vez nós num vai mais.
Outro dia encontremo o Arnesto
Que pediu desculpa mas nós num
aceitemo
Isso não se faz, Arnesto
Nós num si importa
Mas você devia ter deixado um
recado na porta.
Em relação aos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens.

a.( ) Se escrito na norma culta, o pronome do primeiro verso, obrigatoriamente, deveria ser posto depois do verbo.
b.( ) A colocação do pronome na posição proclítica, no verso “Isso não se faz, Arnesto”, respeita as regras determinadas pela gramática, apesar de o texto está na linguagem não-padrão.
c.( ) A forma num, no antepenúltimo verso, tem valor negativo, por isso a colocação proclítica do pronome si está correta, pois a palavra negativa é fator de atração.
d.( ) Observa-se que no texto há muito mais problemas de concordância do que de colocação dos pronomes oblíquos átonos.
e.( ) A flexão dos verbos em Nós fumo e não encontremo ninguém condiz com o registro não-padrão da linguagem, contudo não deixa de atingir o objetivo principal da linguagem que é a comunicação.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Processo e formação de palavras

Olá queridos, conhecer os processos que formam as palavras possibilita compreendê-las melhor quanto ao conteúdo significativo e com que intenção elas foram usadas num ato de comunicação ( uma conversa, uma notícia, um anúncio publicitário etc.).

Leia o poema de Fernando Pessoa

Passa uma nuvem pelo sol.
Passa uma pena pr quem vê.
A alma é como um girassol:
Vira-se ao que não está ao pé.
Passou a nuvem; o sol volta.
A alegria girassolou.

Nuvem e sol, por não se formarem de outras palavras da língua, denominam-se palavras primitivas; alegria, que se formou de outra já existente ( alegre + sufixo ia), classifica-se como derivada; girassol, que se formou pela reunião de outras palavras que já existiam (gira+sol), denomina-se composta.
Observe que girassolou é uma forma do verbo girassolar, neologismo criado pelo poeta e derivado de uma palavra composta.

Resumindo: Então, quanto à formação, uma palavra pode ser :
Primitiva: palavra que não se formou de outra já existente no idioma.
Derivada: palavra formada a partir de uma única palavra (ou radical) já existente no idioma.
Composta: Palavra formada por duas (ou mais) palavras já existentes .

segunda-feira, 5 de abril de 2010

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Em resumo...
O homem é um ser social e, portanto, necessita comunicar-se. Assim, emite e recebe uma série de mensagens, transmitidas por meio dos mais diferentes códigos. Essas mensagens falam sobre algo, referem-se a um contexto ou situação e, para sua transmissão, necessitam de um canal de comunicação.


Funções da Linguagem
Todo texto é organizado segundo as funções a que se destina. De acordo com Roman Jakobson, são seis as funções da linguagem que se referem a cada um dos elementos da comunicação.


1. Função Referencial
 é centrada no referente;
 apresenta linguagem objetiva, clara, definida, sem ambigüidade, em que predomina a denotação;
 nela, os signos organizam-se em função do referente, do assunto, procurando transmitir informações precisas sobre ele;
 usa a terceira pessoa do discurso.


2. Função Emotiva
 centrada no emissor;
 apresenta linguagem subjetiva em que há traços estilísticos, como interjeições, pontuação expressiva, adjetivos;
 usa a primeira pessoa.

3. Função Conativa ou Apelativa
 é centrada no receptor;
 apresenta vocativo, frases imperativas e optativas;
 sua linguagem organiza-se em função das características da linguagem do destinatário;
 usa a segunda pessoa do discurso.

4. Função Fática
 é centrada no canal;
 seu objetivo é assegurar a comunicação, a transmissão da mensagem;
 sua linguagem em si não informa, apenas apresenta elementos conectores que ligam o emissor ao receptor.

5. Função Poética
 é centrada na mensagem;
 apresenta a seleção e a combinação do lado palpável do signo: o significante;
 não é restrita à poesia, apenas.

6. Função Metalingüística
 é centrada no código;
 é a explicação da linguagem por meio da linguagem.

As funções da linguagem concorrem entre si, isto é, num mesmo texto aparece mais de uma linguagem em que, normalmente, uma é predominante.

Para o Lucas.

Luca, veja se consegui te responder.

Contato

Olá queridos alunos,

Infelizmente, não pude comparecer ao nosso plantão de dúvidas, mas estou aqui pronta para responder todas as perguntas por meio de comentários.

Beijos
Telma.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Atividade 3º ANO



Quero me encontrar, mas não sei onde estou
Vem comigo procurar algum lugar mais calmo
Longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita
Tenho quase certeza que eu não sou daqui
Acho que gosto de São PauloGosto de São JoãoGosto de São Francisco e São Sebastião
E eu gosto de meninos e meninas
Vai ver que é assim mesmo e vai ser assim pra sempre
Vai ficando complicado e ao mesmo tempo diferente
Estou cansado de bater e ninguém abrir
Você me deixou sentindo tanto frio
Não sei mais o que dizer
Te fiz comida, velei teu sono
Fui teu amigo, te levei comigoE me diz: pra mim o que é que ficou?
Me deixa ver como viver é bom
Não é a vida como está, e sim as coisas como são
Você não quis tentar me ajudarEntão, a culpa é de quem? A culpa é de quem?
Eu canto em português errado
Acho que o imperfeito não participa do passado
Troco as pessoasTroco os pronomes
Preciso de oxigênio, preciso ter amigos
Preciso ter dinheiro, preciso de carinho
Acho que te amava, agora acho que te odeio
São tudo pequenas coisas e tudo deve passar
Acho que gosto de São PauloE gosto de São João
Gosto de São Francisco e São SebastiãoE eu gosto de meninos e meninas
Legião Urbana.

Análise textual

1- Reescreva em seu caderno as orações subordinadas substantivas. Classifique-as.

2- De que trata o texto?

3- Por que há predominância de orações subordinadas?

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Para refletir...

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.
Fernando Pessoa