terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Para refletir...

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.
Fernando Pessoa

Caros alunos do 3º ano, segue o gabarito das questões de vestibular.

Página 35 a 39 da Apostila.

1- e
2-d
3-e
4-b
5-d
6-e
7-e
8-b
9-e
10-b
11-d
12-b
13-c
14-c
15-e
16-d
17-b
18-a
19-d
20-e
21-a
22-c
23-e
24-a
25-c
26-d
27-a
28-a
29-d
30-d
31-c
32-b
33-d
34-b
35-c

Aguardo questionamentos e tira dúvidas por meio de comentários.

Beijos.

Galerinha do 2º ano, esta é música que escolhi para vocês. Imprima e responda as questões no seu caderno.

Sintaxe À Vontade
O Teatro Mágico
Composição: Fernando Anitelli

Sem horas e sem dores
Respeitável público pagão
a partir de sempre
toda cura pertence a nós
toda resposta e dúvida
todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser
todo verbo é livre para ser direto e indireto
nenhum predicado será prejudicado
nem tampouco a vírgula, nem a crase nem a frase e ponto
final!
afinal, a má gramática da vida nos põe entre pausas, entre
vírgulas
e estar entre vírgulas pode ser aposto
e eu aposto o oposto que vou cativar a todos
sendo apenas um sujeito simples
um sujeito e sua oração
sua pressa e sua verdade,sua fé
que a regência da paz sirva a todos nós... cegos ou não
que enxerguemos o fato
de termos acessórios para nossa oração
separados ou adjuntos, nominais ou não
façamos parte do contexto da crônica
e de todas as capas de edição especial
sejamos também o anúncio da contra-capa
mas ser a capa e ser contra-capa
é a beleza da contradição
é negar a si mesmo
e negar a si mesmo
pode ser também encontrar-se com Deus
com o teu Deus
Sem horas e sem dores
Que nesse encontro que acontece agora
cada um possa se encontrar no outro
até porque...
tem horas que a gente se pergunta...
por que é que não se junta
tudo numa coisa só?

Análise textual

1- De que trata o texto?
2- Quando lemos um texto , atribuímos um sentido.Observe que nem toda música está pontuada. Pontue o texto de acordo com o sentido que você atribui.
3- Identifique os verbos e/ou as locuções verbais que aparecem no texto.
4- A partir da questão anterior, determine o número de orações do texto.
5- Sabendo que o período vai da letra maiúscula até o ponto e a partir da pontuação realizada, determine o número de períodos do texto.
6- O texto apresenta mais períodos simples ou compostos? Qual teria sido a intenção do autor texto em usar essa estrutura?
7- Escreva uma nova estrofe para o texto dando continuidade ao conteúdo explorado pelo texto. Nele, deverão aparecer pelo menos 2 períodos compostos e 1 simples.

Lembrete 1º ano

Caros alunos do 1º ano,

Não esqueçam do nosso trabalho "Caderninho divertido sobre as Funções da Linguagem". Lembre-se:
a) São 6 jogos envolvendo todas as funções.
b) Cada grupo ficou responsável por um cartaz referente à função sorteada.
c) Apresentaremos nenta sexta-feira dia 26/02.
Caprichem!!!

AH, não esqueçam também de dar início as atividades da lista, pois nossa prova se aproxima.

Beijos!!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Análise do texto "As profissões mais bem pagas". 3º ano

1- Você já tem claro qual o curso de graduação almeja cursar? Justifique.
2- Pesquise outros depoimentos de pessoas como a Luciane Cristina Moraro relatando sua experiência profissional e sua condição financeira. É necessário registrar apenas 1.
3- O texto apresenta que tipo de linguagem? Justifique.
4- Qual o tipo de perído predomina? Simples ou composto? Porquê?
5- Escolha o período simples que mais chamou sua atenção.
6- Escolha o período composto que você considera desnecessário para o texto.

Obs: Registre as perguntas no caderno e responda.

Análise do texto "Volta às aulas com o pé direito". 2º ano

Como disse à vocês, o título do texto pode parecer bobo, mas é interessante.

1- Em que situação exposta pelo texto você se identificou? Justifique.
2- Quais serão as metas traçadas por você este ano? E sua atitude qual será?
3- O que você entende por morfologia?
4- O que você destacaria no texto como aspectos morfológicos?Justifique.
5- A morfologia é importante para língua? Porquê?

Obs: Anote as perguntas no caderno e responda.

Análise do texto "Linguagem". 1º ano

1- A partir da leitura e síntese do texto o como você distinguiria linguagem de lingua e fala?

2- Quais das ideias apresentadas você defenderia sobre a linguagem? Por que consideraria a mais correta?

3- Se você tivesse que escolher uma outra linguagem para se comunicar qual escolheria?

Obs: Não esqueça de sintetizar o texto, ou seja, resumir com suas próprias palavras ressaltando a ideia principal do texto.
Tudo deve ser registrado no caderno.

Beijos e até a próxima aula.